Ricardo Freitas - Site

terça-feira, 9 de maio de 2017

O que Você deve saber sobre 4K

Você já possui uma TV 4K??

Você já assistiu à algum programa ou filme em 4K??

Na hora de vender uma TV 4K o vendedor promete que agora você vai ter a melhor imagem do momento com resolução em 4K.
Mas esquece de dizer que para assistir em resolução 4K o conteúdo deve ser produzido com esta resolução e que no caso de Bluray 4K o disco tem que ser produzido neste formato e o Player tem que ser especificamente um reprodutor de 4K

Mas vamos primeiro entender um pouco sobre esta tecnologia


O que é exatamente 4K?

4K, mais comumente conhecido por sua variante UHD (Ultra-High Definition) para TV e Monitores, é um termo que também abrange vários tamanhos de resolução que oferecem mais pixels do que o HDTV regular (pelo menos 4 vezes mais pixels e, portanto, o nome 4K) O resultado final é uma clareza de imagem que vai além da resolução HD 1080p e apresenta cores mais vibrantes, variadas e realistas, bem como taxas de quadros muito altas.


O Display 4K, tem de consistir de pelo menos 3.840 pixels (horizontal) x 2.160 pixels (vertical) de resolução (formato 16:9) e a horizontal pode ir acima de 4.000 pixels.

Como saber se sua TV 4K tem a melhor definição possível?

Quem compra uma TV 4K espera, sem dúvida, ter a melhor resolução possível para uma televisão moderna. Mas por mais que os fabricantes vendam TVs prometendo resolução 4K, ou Ultra HD, nem todas oferecem o melhor padrão de qualidade. 
Uma das principais questões a cerca da designação 4K diz respeito à estrutura dos pixels do display, alguns são fabricados com painéis RGB e outros com o RGBW. A Consumer Eletronics Association (CEA) e a Digital Europe (DE), entidades que reúnem empresas de tecnologia para determinar padrões de mercado, estabelecem que apenas os painéis RGB podem ser 4K. A decisão não é aleatória. O pixel padrão é formado por partes menores nas cores vermelho, verde e azul (RGB). O RGBW retira alguns desses subpixels coloridos e coloca pixels brancos no lugar, fazendo com que haja redução na definição da imagem. 

Segundo testes feitos pela VDE, uma associação europeia que concede certificações em eletrônicos, telas RGBW têm 25% menos claridade na resolução horizontal do que as RGB.

Se você tem uma TV 4K em casa e não sabe se ela usa o padrão RGB ou RGBW, saiba que é possível descobrir apenas usando a câmera do celular. Para isso, tire uma foto da tela da TV, de preferência com uma imagem clara sendo exibida, a uma distância de um palmo do display. Aplique também um zoom na foto e um desses será o resultado:


Antes de comprar uma TV 4K, porém, você pode tentar fazer o mesmo teste na loja. Se não for possível, verifique se o modelo que te interessa vem com certificação de órgãos como a CEA dos Estados Unidos, ou a europeia DE.

E quanto ao Conteúdo HD Regular em Telas 4K??

Esta é uma das questões chave em torno da questão da compra em TVs 4K e projetores. Quase todos os mais recentes modelos de TV 4K não apenas reproduzirão 1080p HD, 1080i, Bluray, HD DVD ou até mesmo conteúdo 720p, mas também converterão qualquer um desses formatos para que eles sejam renderizados com mais clareza em UHD. Agora, o seu conteúdo convencional melhora com a tecnologia de upscaling, você não vai ter uma imagem em 4K, mas vai ter uma imagem bem próxima que alguns chamam de 3K


Transmissão de conteúdo 4K

Ouve-se falar há bastante tempo sobre a resolução 4K, mas nos últimos 2 anos este avanço transformou-se em um importante padrão para o mercado de cinema e TV. A maioria dos filmes já é captada em câmeras 4K. Emissoras de TV estão substituindo seus equipamentos por similares 4K. Netflix e Amazon oferecem algumas séries e filmes em 4K e a Rede Globo também adotou o 4K, oferecendo algumas séries em seu aplicativo Globo Play disponível nas Smart TVs 4K atuais. 

O problema fica por conta da qualidade de Internet para Streaming da programação. Seria preciso uma conexão com velocidade acima das normais que não estão disponíveis para a maioria das pessoas
A indústria de transmissão com um todo está oferecendo a promessa de um padrão cada vez mais estabelecido na compressão de conteúdo em fluxo contínuo durante a transmissão, chamado H.265 ou HVEC (High Efficiency Video Codec). Com a implementação do HVEC, as emissoras estão assegurando ao público que o conteúdo de 4K se tornará fácil e econômico para transmitir em sistemas de home theater e, assim, se tornará muito mais comum.


Infelizmente no Brasil ainda não há transmissão em 4K de emissoras locais ou até mesmo via TV por assinatura. o único lugar onde há conteúdo no formato para assistir com facilidade é na Web. Portanto é preciso ter uma boa conexão, com pelo menos 30 Mbps.

Quais são os benefícios dos discos 4K Bluray?

Em primeiro lugar, o maior benefício 4K Bluray é a beleza de como ele exibe conteúdo 4K. Atualmente, nada mais se compara ao calibre do conteúdo HDR UHD de discos Bluray 4K quando reproduzido em uma TV 4K totalmente compatível com HDR.
Além de aumentos substanciais na resolução e faixa dinâmica, o novo formato de disco pode simplesmente armazenar uma quantidade muito maior de dados no todo. Isso significa uma experiência de áudio muito mais densa na forma de Dolby Atmos e DTS-X. 


Mais especificamente, estamos falando de um sistema de som surround de 5.1 ou 7.1 canais e de caixas Atmos / DTS-X especiais para iniciar a experiência de áudio máxima que o Bluray 4K é capaz de fazer, o que você não vai conseguir com streaming de filmes 4K HDR de uma fonte como Netflix ou Amazon Prime.

O que é preciso para reproduzir discos Bluray 4K??

Enfim!! para conseguirmos finalmente assistir uma mídia em 4K UHD legitimo, com o som divino e perfeito, vamos precisar alem do disco 4K de um player que reproduza esta tecnologia. Infelizmente, os players de Bluray HD normais simplesmente não reproduzirão um disco 4K UHD, e mesmo fora do País ainda são poucos os fabricantes de Players 4K.


No Brasil já chegou o OPPO UDP-203. Com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de leitores de DVD e Bluray de alta qualidade, a OPPO associou-se novamente a MediaTek para produzir e fabricar um decodificador especializado 4K UHD BluraySoC - o quad-core OP8591, que oferece a imagem mais avançada em decodificação e tecnologia de processamento disponível para 4K UHD, Bluray, DVD e formatos de mídia gerados pelo usuário. 

Além de suportar os formatos surround Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, o UDP-203 suporta bitstreaming os mais recentes formatos surround, Dolby Atmos e DTS-X. Estes novos formatos adicionam efeitos sonoros para criar uma maior impressão de dimensionalidade 3D.

Se você quiser saber mais sobre 4K UHD ou conhecer a linha de produtos da OPPO, envie um e-mail no endereço abaixo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog