Ricardo Freitas - Site

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Como identificar lâmpada falsificada de Projetor ?

Ter uma sala de cinema em casa é o sonho de todos nós

Sabemos que o item mais caro é o Projetor, e se este item não for muito bem cuidado, a vida útil despenca.


Quando adquirimos um Projetor, o fabricante menciona no manual a vida útil da lâmpada, que vária de 2 mil horas a 5 mil horas de uso, alguns como os novos Laser tem a vida útil de 30 mil horas. 

Mas chega a hora de trocar a lâmpada.

Tanto você como eu sabemos muito bem que uma Lâmpada para Projetor possui um preço mais elevado. Mas como tudo tem a sua razão de ser, existe, para tanto, uma explicação para seu preço como também existe outra para o valor do projetor.


A Lâmpada é criada e desenvolvida exclusivamente para seu aparelho.
Você tem duas opções:

  • Comprar uma lâmpada mais barato e não original
  • Comprar uma lâmpada mais caro, porem original



O que é melhor?

Com o elevado preço das lâmpadas de reposição para projetores, apareceram lâmpadas com custo "mais atrativo", sendo que esses produtos são de procedência desconhecida e fabricado geralmente na China, sendo que os fabricantes desse tipo de material não respeitam as condições de trabalho, proteção, filtragem UV e segurança existentes nas lâmpadas originais, causando sérios problemas ao equipamento em que são instaladas.



Como identificar uma lâmpada não original? 

Quais os malefícios que elas podem trazer aos projetores aonde são utilizados? 

  • Resolução da logomarca e do modelo da lâmpada no refletor: Observe a resolução da impressão no refletor da lâmpada, aonde esse pode ser na parte superior ou na parte traseira, como no exemplo circulado em vermelho, onde a impressão na lâmpada original tem melhor resolução e não está tremida.

 


  • Parafusos de fixação: Na foto acima, circulado em azul, podemos observar que os parafusos de fixação da lâmpada original são pretos, geralmente as falsificadas utilizam parafusos prateados, devido ao menor custo.


  • Metal utilizado no case: no exemplo abaixo, circulado em verde, podemos observar que a lâmpada original utiliza um metal polido e bem acabado no case. As falsas utilizam metal áspero, com cantos grosseiramente cortados e geralmente de antimônio.


  • Qualidade do involucro plástico: Lâmpadas falsificadas utilizam plástico de baixa qualidade, muito flexível e brilhoso. Geralmente esse tipo de plástico não resiste a elevadas temperaturas em que os bulbos (lâmpada) trabalham e acaba entortando, gerando manchas na imagem projetada. Lâmpadas genuínas utilizam plástico duro, não flexível, resistente a temperaturas elevadas e em sua maioria poroso e fosco.


  • Filtro UV (ultravioleta): O bulbo gera todas as cores do espectro luminoso, desde o infravermelho ao ultravioleta, sendo que este ultimo extremamente nocivo a saúde e as peças (lentes) da unidade ótica do projetor. Lâmpadas falsificadas não utilizam esse tipo de filtro, devido ao alto custo, sendo colocada em seu lugar uma lente de vidro puro, sem nenhuma filtragem. Na lâmpada original, essa lente esta presente e pode ser identificada devido à coloração avermelhada ao se olhar sobre ela em direção a uma fonte luminosa qualquer, como uma lanterna, por exemplo. Abaixo em circulado em amarelo segue um exemplo.



Danos causados ao projetor que utiliza lâmpadas falsificadas.

Lâmpadas originais são projetadas especificamente para aquele modelo de produto, levando em consideração a potência necessária suportada pelos componentes do bloco ótico, potencial de aquecimento interno, resfriamento necessário do bulbo e outros itens técnicos necessários para o bom funcionamento do projetor e segurança de seus usuários, onde lâmpadas não originais têm componentes genéricos, como por exemplo, o bulbo que é feito de XÊNON ao invés de Metal Halide, sendo esses os mesmos utilizados nos faróis de automóveis, sem os mínimos requisitos técnicos e de segurança aos usuários e ao equipamento em si, causando muitas das vezes a inutilização do projetor, devido ao elevado custo de reparo.

Seguem abaixo algumas imagens exemplificando:





Conclusão

Espero ter mostrado os malefícios que o uso de lâmpadas genéricas pode causar nos projetores onde são utilizados. Desconfie do custo desses materiais de reposição, pois eles podem te trazer grandes prejuízos e como falo sempre:

O barato pode custar muito mais caro

Se você gostou desta matéria, não deixe de comentar e compartilhar com seus contatos, e se quiser saber mais sobre este assunto, me envie um e-mail no endereço abaixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog