Ricardo Freitas - Site

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Como evitar um Incêndio na instalação de seu Home Theater

"Curto circuito foi a causa de incêndio no Leblon. Segundo o laudo do ICCE, o foco inicial do incêndio ocorreu na tomada onde estava conectado um Home Theater".



E quando vamos instalar um Home Theater, e nos deparamos com uma ou no máximo duas tomadas no local escolhido para a instalação? 


O que fazer agora??


Bom, o ideal é sempre começar a instalação do quadro de força, instalar cabos, disjuntores e fazer um aterramento de boa qualidade, de maneira bem dimensionada só para o Home Theater.



Mas quando isso não é possível?? 

Aí a solução é tomar certos cuidados, para garantir a segurança dos equipamentos e das pessoas que residem no local. Segundo a norma NBR-5410 da ABNT, as tomadas de uso geral (TUG's), devem estar ligadas a cabos de 2,50mm², que suportam até 21 amperes sem aquecimento, se o cabo estiver correto, substitua a tomada por uma nova de 20 amperes, feito isso, invista logo em um Condicionador de Tensão, nunca utilize adaptadores ou benjamim, isso seria o gatilho para um provável incêndio. Verifique o disjuntor desta seção ele não pode ser maior que 15 amperes, se for substitua o disjuntor. Instale os equipamentos no condicionador verificando a potencia de cada seção, verifique para que nenhuma tomada fique frouxa, tomadas frouxas ou mal encaixadas produzem um grande aquecimento e comprometem o sistema. É muito comum na hora da faxina, ao deslocarem os equipamentos para a limpeza, alguns cabos se soltarem e ao tentar recoloca-los não encaixam adequadamente, isso também pode causar aquecimento e principio de incêndio. Outra regra muito importante é não deixar materiais inflamáveis próximo as tomadas.



Condicionadores de Tensão


Os Condicionadores de Tensão, são preparados até para se sacrificar, afim de proteger os equipamentos. Com sua utilização você estará protegendo os equipamentos a ele conectado contra surtos e transientes de tensão conduzidos pela rede elétrica, e que podem lhes causar danos irreparáveis  assim como filtrando-a de interferências originada por RFI / EMI, extraindo assim o máximo em reprodução e performance. Você terá alem da racionalização de conexão dos inúmeros cabos, o gerenciamento da energização dos diversos equipamentos.
Mas, tudo isso só vai adiantar, se verificarmos os primeiros passos que mencionei no inicio. Não adianta termos o melhor condicionador, se da tomada da parede até o quadro de força, não estiver de acordo com as normas técnicas exigidas.


Lembra aquele ditado "É melhor prevenir.....".

Pois é, afinal quanto custa uma VIDA??

Se você gostou desta matéria, e quer saber mais sobre condicionadores de energia, me envie uma mensagem no link abaixo, ou coloque um comentário.


Um comentário:

  1. perfeito Ricardo só que no nosso caso que possuimos aparelhos a partir de 1500 w ,as tomadas devem ser aquelas de 20 A que pela norma são conhecidas como "TUE" Tomadas de Uso Especifico.
    Gladstone

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquisar este blog