Ricardo Freitas - Site

quinta-feira, 8 de março de 2018

HDMI Via IP no Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval do RIO: Camarote de 3 andares usa 26 TVs com sistema HDMI via IP



O mundialmente conhecido carnaval do Rio de Janeiro, este ano ganhou um toque especial para os amantes de tecnologia audiovisual.
O tradicional camarote de uma rede de supermercados, utilizou para distribuição de sinais HDMI um sistema de ótimo custo benefício, trata-se do HDMI via IP Lite da AV Life. O sistema foi utilizado para transmitir conteúdos para as 26 telas espalhadas pelos 3 andares do camarote.
“Com mais de 10 anos de festa, o camarote Guanabara a cada ano promove eventos mais bonitos e profissionais. Desde de 2014 acontecem shows e eventos gravados pela Chafin Films dentro do camarote, dos quais são transmitidos por TVs, pelos três andares que compõem o camarote.”
Jefferson Veloso – Produtor/Cinegrafista Chafin Films
Os visitantes puderam aproveitar todas a mordomias oferecidas pelo camarote, curtir o “maior espetáculo da terra” e ainda conferir imagens em alta resolução nas 26 TVs do ambiente.

Sobre a necessidade:

O cliente precisava alternar entre as imagens dos desfiles das escolas de samba, shows e filmagens que aconteciam no camarote.
O Produtor/ Cinegrafista Jefferson Veloso acompanhou toda instalação e operação e pode nos esclarecer alguns detalhes:


“Esse processo se dava através de transmissão RF da qual trazia perda de qualidade e demora para a mudança entre os shows e tv aberta. Foi então que a Chafin Films e o representante Ricardo Freitas vieram com a proposta de trocar este sistema para transmissão via ip, o qual traz maior qualidade, agilidade e segurança.”

Sistema utilizado

“Foram dois dias para passagem de cabos de ethernet cat 5e às 16 TVs para sala técnica onde se encontrava o switch. Foi colocado também um cabo do switch até a ilha de edição onde se encontrava o transmissor. A instalação dos receptores e transmissor aconteceu rápido de 30 minutos a 1h.”
“Após os testes que ocorreram com sucesso foi apenas aguardar o show. Foi interessante também que haviam diferentes tvs com diferentes modelos e polegadas. Tudo funcionou normal.”
concluiu Jefferson Veloso da Chafin Films

Sobre o sistema HDMI via IP

Para quem não conhece o sistema ainda, o HDMI via IP permite criar uma matrix HDMI modular e distribuir vários sinais HDMI para várias TVs, tudo conectado por uma rede IP.
A primeira versão de sistema HDMI via IP foi disponibilizada no mercado brasileiro pela AV LIfe em 2012. Atualmente a marca distribui o sistema em duas versões: o sistema MHIR e o LITE



O MHIR é a versão mais robusta do sistema que permite a criação de matriz HDMI modular com até 60 entrada pelo número de saídas que forem necessárias, tudo conectado por uma rede IP, utilizando switch* (megabite ou gigabite) e caboCAT5e. Através de software e infravermelho é possível configurar qual sinal será enviado para cada TV, podendo inclusive integrar a um sistema de automação por infravermelho.
Já o Lite é a versão simplificada que possui ótimo custo benefício. Com ele é possível enviar 01 sinal HDMI para várias TVs ou projetores, através de uma estrutura de rede convencional, utilizando switch de rede e cabos Cat5e ou superior.

Sobre a Chafin Films

Chafin Films nasce em 2013 com o objetivo de atender seus clientes, com a produção de um filme em formato cinematográfico e roteiro personalizado.
Jorge Chafin sempre acreditou que a captação da emoção é o que faz seus vídeos serem tão especiais.
"Filmamos cada show com edição feita na hora com diversas câmeras mixando imagens e cortes secos já saindo um produto final de primeira linha, ao final de cada noitada a diretoria do Guanabara já recebia um pequeno taeser de cada show apresentado em cada dia. O resultado que ele compartilhou com diversos diretores de multinacionais presentes e amigos que não cansaram de tecer elogio ao nosso trabalho."
Jorge Chafin

Vídeo

Se você gostou deste Post e quer conhecer mais sobre o sistema HDMI Via IP, envie um comentário no endereço abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog