Ricardo Freitas - Site

Receba novidades por e-mail.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Geração de Energia Fotovoltaica

Com a regulamentação para Energia Solar Fotovoltaica, os consumidores de energia elétrica, podem ser também geradores de Energia, podendo gerar parte ou todo potencial que consomem, utilizando suas Usinas Fotovoltaicas trabalhando em conjunto com a rede de distribuição, em regime de troca de energia. A norma RN482/12 da ANEEL, estabelece regras para este sistema de "compensação de energia" (o que nós estamos chamando de créditos de energia ou lei de incentivo a energia solar). É esta resolução que permite você fazer esta troca de energia com a rede elétrica.
Cada consumidor pode ter liberdade da autoprodução de energia elétrica através de fontes limpas e renováveis e de uma forma ambientalmente correta de se consumir energia elétrica. A tecnologia fotovoltaica é uma indústria em franco crescimento global, e sua utilização esta ocupando patamares cada vez mais altos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os índices de insolação no Brasil estão muito acima dos atingidos em países que já dominam a tecnologia há muito tempo, como Alemanha e Japão.

Conceito de geração Fotovoltaica:

  • Com base em fonte limpa de geração de energia elétrica, um sistema fotovoltaico deve ser adequadamente dimensionado e instalado, operado e mantido, para que funcione conforme projetado durante todo o seu tempo de vida, de forma segura e confiável.
  • A captação de energia solar ocorre através de placas de semicondutores onde um processo físico-químico transforma a energia solar diretamente em corrente elétrica e injeta na rede conforme figura abaixo
Em poucas palavras, ele permite que os consumidores gerem sua própria energia por sistemas sustentáveis (injetando essa energia na rede da concessionária contabilizando (em kWh) a seu favor, nos momentos que a geração for maior ou igual ao consumo e contabilizando a retirada da energia da rede da concessionaria na forma convencional, nos momentos em que o consumo for maior do que a geração. Desta forma, a rede da concessionaria pode ser considerada uma bateria do sistema.
É importante que o profissional que vai fazer o projeto e principalmente a implantação do sistema, tenha conhecimento em relação a rede elétrica, lembrando sempre que a maioria dos incêndios em residências de área urbana são causados por falhas na rede elétrica e ou seu dimensionamento de cargas. Em Sistemas Fotovoltaicos os cuidados devem ser os mesmos.
Em regras gerais, conforme orientação do Engenheiro José Luiz Capella, nosso parceiro em projetos e implantação do sistema ; 
" Não basta só oferecer e vender um Sistema Fotovoltaico, é preciso dimensionar de acordo com a característica de cada projeto e tudo isso só termina quando entregamos ao cliente o sistema funcionando com toda a documentação aprovada pela concessionaria, e com um novo medidor enfim, instalado"

Seguidores

Pesquisar este blog