Ricardo Freitas - Site

terça-feira, 2 de abril de 2019

HDMI - Causas de queima de entradas e saidas

Um fato que vem se tornando cada vez mais frequente é aparelhos que tem conexões HDMI com defeito nestas entradas.

Sendo que o problema pode acontecer tanto nas entradas das Tvs, projetores, como nas saídas dos aparelhos reprodutores, ou nos dois de uma só vez, e o reparo destas entradas e saídas é sempre complicado pela dificuldade de se conseguir peças de reposição.



Um dos maiores causadores de queima, são as descargas atmosféricas.


Sob condições normais o ar é um bom isolante elétrico. Contudo, em uma formação de nuvens carregadas, o campo elétrico se torna cada vez mais intenso, até o momento em que o ar não consegue conter o fluxo de cargas e surge um caminho pelo qual as cargas elétricas podem circular livremente formando, assim, a descarga elétrica denominada de RAIO. Essa descarga elétrica pode causar alguns efeitos quando atinge uma edificação com ou sem proteção contra descargas atmosféricas (Para-raios).

A descarga atmosférica que atinge uma edificação, pode causar danos à própria estrutura, a seus ocupantes e falhas dos sistemas internos. Estes danos podem se estender também para as estruturas vizinhas por meio de campos elétricos e magnéticos. A extensão desses danos e falhas na vizinhança dependera muito das características e intensidade da descarga atmosférica.

Logo, quando um raio atinge uma edificação, ele vai seguir por diferentes caminhos pois os materiais possuem diferentes resistências elétricas como tubulação de gas, água, linhas elétricas, linhas telefônicas, linhas de TV a cabo / internet, esquadrias de metal.


Normalmente os raios causam alguns tipos de danos:

  • Incêndio - Quando o raio passa por materiais combustíveis e sua temperatura atinge o ponto de combustão ou derretimento do isolamento das redes elétricas causando curto circuitos;

  • Queima de eletrodomésticos e eletrônicos - Quando o raio incide diretamente nos cabos de energia elétrica, telefônica, de TV a cabo, aumentando muito a tensão do sistema ocasionando a ruptura dos componentes eletrônicos. O Raio pode ter uma incidência indireta, quando ocorre uma descarga em local próximo e eleva o potencial do entorno ocasionando uma diferença de potencial grande (aumento de tensão) e a queima dos componentes eletrônicos, ou até quando passa pelo cabo de decida de para-raio onde por meio de indução, gera circulação de corrente em outros condutores, causando a elevação de tensão e a queima de componentes eletrônicos.



Foi pensando nisso que a Catarinense Engeblu, passou a desenvolver produtos para proteção de aparelhos eletrônicos contra danos elétricos.

Para a proteção de descargas oriundas de condutores de TV a cabo ou cabos coaxial de antenas a Engeblu desenvolveu as seguintes soluções:


  • Antenna Protect - Proteção de descargas elétricas e sobretensão oriundas de incidência direta ou por indução nos cabos coaxiais vindo de antena tipo DTH até o receptor, principais fontes de queimas de placas HDMI em TVs e Receivers.



  • Cable Protect - Proteção de tensão na malha de terra, descargas elétricas e sobretensão oriundas de incidencia direta ou por indução nos cabos coaxiais das operadoras de TV à cabo (Ex. NET) até o receptor, principais fontes de queimas de placas HDMI em TV e Receivers. Uma das principais características deste equipamento é a isolação da malha de terra da operadora de TV a cabo e o cliente, que devido a falta de manutenção na rede destas empresas, normalmente tem circulação de corrente pela malha de terra, provocando a queima das placas HDMI.

Mas não para por ai, se você acha que só isso vai proteger seus equipamentos esta muito enganado. Ainda temos a rede elétrica que também é cheia de problemas.

Logo você precisa também de uma proteção na rede elétrica do seu Home Theater e ou equipamentos eletrônicos. Para isso a Engeblu tem uma série de Condicionadores de Tensão que vão ajudar a proteger seus equipamentos, tanto para redes de 127V como para redes de 220V.




O outro grande causador de queima é o manuseio dos cabos com os aparelhos ligados.

É sempre bom lembrar que não é recomendável manusear as entradas e saídas HDMI com equipamentos ligados. São conexões digitais, mantem corrente nos terminais, ao tirar e colocar os cabos com os equipamentos ligados pode causar curto circuito, e ai já era.

Se você gostou desta matéria, e quer saber mais sobre como protejer seus equipamentos, me envie uma mensagem no link abaixo, ou deixe o seu comentário.

Seguidores

Pesquisar este blog