Ricardo Freitas - Site

Receba novidades por e-mail.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Cuidados que devemos ter na atualização de FIRMWARE

Quem já tentou fazer uma atualização de aparelhos de som??

Quem já teve seu aparelho inutilizado após uma atualização??


Você sabia que ao atualizar seu equipamento você pode estar causando a morte dele?

E sabe o que diz o fabricante??
Que a responsabilidade sobre atualização de SOFTWARE e o risco de danificar o equipamento é exclusivamente do consumidor e sem qualquer tipo de garantia.



Mas o que é FIRMWARE??

Firmware é basicamente parecido com o software, ou seja, ele é um aplicativo que pode ser instalado em hardwares. A diferença é que ele é instalado diretamente num chip de memória já no momento da fabricação do componente. Ele esta presente em players, celulares, câmeras digitais e em qualquer aparelho eletrônico da atualidade, até mesmo em eletrodomésticos como microondas ou lavadoras.



Concluindo, o Firmware é como um sistema operacional dos eletrônicos. Por exemplo, os "menus" dos aparelhos fazem parte do Firmware. O que o diferencia do software é que ele é mais simples e sua função é para o funcionamento básico dos componentes eletrônicos.

Atualização de Firmware - O que é? 

  • Trata-se de atualização como um modo de agregar mais recursos ao equipamento, corrigir falhas para o melhor funcionamento do mesmo.
  • Dependendo, poderá ser e, na grande maioria é, para, também corrigir erros nos equipamentos, seja qual for (inclusive, pode até ser a tentativa pelo fabricante de corrigir problemas, falhas, erros até então ocultos nos equipamentos).


Como Atualizar e Cuidados que temos que ter?

  • Nunca atualize pela rede WIFI e, melhor nem pela cabeada. Melhor, também não atualizar nem pela rede cabeada, pois se a internet falhar será grande a chance de que o aparelho apresente erro.
  • Atualização de firmware deve em via de regra ser sempre pela USB do seu equipamento (siga as instruções do fabricante, baixe o arquivo e as instruções) dê preferência pela USB, é o caminho mais apropriado.
  • Use sempre que possível um nobreak, como a utilização será curta, use um mesmo que não seja "onda pura" (esse de PC, geralmente é "onda quadrada"). Pois, se a rede elétrica falhar você poderá ter problemas.
  • Importante, baixe o arquivo de firmware mais de uma vez e compare os arquivos (tamanho). Motivo: para verificar uma possível corrupção no mesmo que possa ter ocorrido no download.
  • Se você não se sente seguro para fazer a atualização, entre em contato com o fabricante e solicite orientações, caso as do site não sejam suficientes, ou procure a rede autorizada.
  • Mantenha o Controle Remoto longe das mãos, evite possível acionamento de alguma tecla no mesmo que possa desligar o aparelho, pois isto seria fatal.
  • Em via de regra atualização de firmware não é complicado, é até simples, basta ter e seguir os cuidados necessários e as recomendações do fabricante do seu equipamento.




Dica
Uma dica muito importante e útil para evitar futuras dores de cabeça é:
Quando for configurar seu aparelho, seja ele qual for, Televisão, Receivers, Players, qualquer eletrônico que se conecte com rede, nunca deixe o equipamento em modo de atualização automática, pois isso pode causar o suicídio do equipamento.

Seguidores

Pesquisar este blog