Ricardo Freitas - Site

Receba novidades por e-mail.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Automação Residencial - Solução ou Problema?

Definição de Automação Residencial

É o conjunto de serviços proporcionados por sistemas tecnológicos integrados como o melhor meio de satisfazer as necessidades básicas de segurança, comunicação, gestão energética e conforto de uma habitação.

Nesse contexto, costumamos achar mais adequado o termo "Domótica", largamente empregado na Europa, pois é mais abrangente.
Domótica é a automatização e o controle aplicados à residência. Esta automatização e controle se realizam mediante o uso de equipamentos que dispõem de capacidade para se comunicar interativamente entre eles e com capacidade de seguir as instruções de um programa previamente estabelecido pelo usuário da residência e com possibilidades de alterações conforme seus interesses. Em consequência, a domótica permite maior qualidade de vida, reduz o trabalho doméstico, aumenta o bem estar e a segurança, racionaliza o consumo de energia e, além disso, sua evolução permite oferecer continuamente novas aplicações.





Como se percebe, o principal fator que define uma instalação residencial automatizada é a integração entre os sistemas aliada à capacidade de executar funções e comandos mediante instruções programáveis. A integração deve abranger todos os sistemas tecnológicos da residência, a saber:

  • Instalação Elétrica, que compreende: Iluminação, persianas e cortinas, gestão de energia e outros
  • Sistema de Segurança: Alarmes de intrusão, alarmes técnicos (fumaça, vazamento de gás, inundação), circuito fechado de TV, monitoramento, controle de acesso;
  • Sistemas Multimídia: Áudio e Vídeo, som ambiente, jogos eletrônicos, além de vídeos, imagens e sons sob demanda;
  • Sistemas de comunicações: telefonia e interfonia, redes domésticas, TV por assinatura;
  • Utilidades: Irrigação, aspiração central, climatização, aquecimento de água, bombas e outros.






Ou seja, não é uma solução " plug-and-play ", exigindo um profissional, intitulado "Integrador de Sistemas Residenciais", capacitado nas diferentes tecnologias em questão, da sua complexidade de projeto, instalação e programação.


  • Definindo o Integrador de sistemas Residenciais:
Podemos então definir o integrador de sistemas residenciais como o profissional que elabora o projeto integrado, acompanha a execução da obra, participa da contratação dos terceiros envolvidos, supervisiona a instalação e garante o desempenho final do sistema integrado, entregar uma documentação que sirva de base do projeto executivo demarcando o combinado entre o integrador e o cliente no início do projeto e para facilitar a manutenção futura das instalações.
Portanto, tão importante como produtos confiáveis de qualidade, é a importância do profissional para execução do sistema.
Devido à complexidade dos temas envolvidos, à diversidade e à rapidez na introdução de novas tecnologias, entendemos que o integrador deve se manter atualizado, além de desenvolver e consolidar novos processos de trabalho para sua atividade.

A AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial, mantém cursos constantes para além das noções conceituais, o treinamento é apresentado às diferentes tecnologias existente, podendo optar pela continuidade de sua qualificação nos temas onde necessita de maior aprofundamento.







  • Faltou luz, acabou a automação?
Quando há queda na rede de energia, uma casa inteligente funciona como se não tivesse um sistema automatizado. Para continuar com as opções tecnológicas, é possível investir em fontes alternativas de energia, como geradores e "no break", para alimentar os circuitos essenciais.


  • Se der algum pane, estou perdido!

Nada disso! Os sistemas de automação residencial de boa qualidade, são robustos e com pouca taxa de defeito. Mesmo assim, é possível garantir o completo funcionamento com a instalação de chaves de contingência nos circuitos principais. Em caso de manutenção, o sistema poderá ser acionado manualmente e a previsão de sistemas redundantes para aumentar a segurança contra falhas.









Ricardo Freitas
Celular Oi: (21) 98706-4753

e-mail - car-audio@uol.com.br

Seguidores

Pesquisar este blog